Image Map

27 outubro 2010

Como montar seu enxoval de casamento

Especialistas ensinam como comprar itens de cama, mesa e banho para sua nova casa

Cintia Costa, especial para o iG São Paulo | 25/10/2010 14:01




Antigamente, as moças começavam a montar seus enxovais de casamento desde cedo. Ainda meninas, ganhavam lençóis e tolhas em datas especiais e aprendiam a bordar, tricotar e crochetar para preparar as peças para a casa que, um dia, montariam jun o com o futuro marido.
 
Os costumes mudaram, e, hoje, comprar itens de cama, mesa e banho é tarefa para quando já se está de casamento marcado. O enxoval está mais enxuto e melhor planejado e a escolha das peças também deixou de ser exclusividade da noiva e passou a ser feita pelo casal.
 
Veja uma lista com sugestão de itens básicos de enxoval e as dicas de especialistas no assunto para saber como escolher o estilo das peças e com qual antecedência começar a comprar.
 

Quando começar
 
Alguns casais preferem ir comprando as peças aos poucos, para não sentir o impacto no bolso, enquanto outros optam por adquirir tudo de uma tacada só – além de mais prático, é mais fácil de combinar.
 
Seja qual for a melhor opção, é preciso ficar atento ao tempo. O prazo máximo para começar, segundo as especialistas, é de três a seis meses antes do casamento. “Depois, com tantos detalhes da festa para cuidar, os noivos podem acabar escolhendo as peças com pressa, sem poder pesquisar preços ou encontrar itens que realmente gostam”, diz Cintia Covre, proprietária da consultoria de organização de ambiente Otimiza.
 
Também não dá para começar muito antes. A antecedência máxima deve ser entre um e dois anos. “Períodos muito longos pedem cuidados especiais com a armazenagem dos tecidos para que não embolorem”, explica Mirian Gotfryd, bed stylist da Blue Gardenia, marca especializada em cama, mesa e banho. É necessário abrir as peças de tempos em tempos para arejar, ou então utilizar sacos de redução de volume, fechados a vácuo, que impedem a deterioração.
 


Moda cama, mesa e banho
 
E como escolher as cores, estampas e texturas do seu enxoval? Assim como acontece com roupas, é preciso buscar um estilo que combine com o casal. “Para quem está começando a montar a casa, o ideal são peças brancas, cores neutras ou estampas atemporais”, ensina Adenise Weidgenant, coordenadora de Produto da Karsten, especializada nesses itens. Peças com detalhes em renda e bordados são uma boa pedida. “Nunca ficam ultrapassadas e são sempre muito chiques”, diz Cintia.
 
Quem quiser ousar nos produtos para a cama, Mirian dá a dica: “sair comprando jogos de todas as cores vai trazer uma grande confusão visual. Ao definir uma paleta de cores, como azul e cáqui, por exemplo, você pode escolher lençóis brancos, beges e com estampas florais ou listradas nestas cores”.
 
Já quem procura dar um ar mais vivo nas peças de mesa e banho: atenção às cores dos azulejos e acessórios, para não correr o risco de destoar. Gostou de alguma padronagem exótica ou tecido novo, que são muito usadas ultimamente? Não tem problema, desde que exista o cuidado em relação ao estilo do casal e a paleta de cores. “A moda passa, mas quem faz escolhas sensatas e bem casadas fica com a casa sempre afinada”, arremata Mirian. 


Lista de enxoval básico de casamento
 
Anote quais são os itens básicos de cama, mesa e banho:
 
• 3 jogos de cama (fronhas, sobre-lençol e lençol com elástico)
• 2 colchas
• 1 edredom
• 3 jogos de banho (toalha de banho, rosto e piso)
• 3 toalhas de lavabo
• 2 toalhas de mesa
• 5 panos de copa
• 4 jogos americanos

0 comentários:

Postar um comentário

GALJY Cerimonial e Eventos © Copyright 2012.|TODOS DIREITOS RESERVADOS| Feito porLaysa layout.