Economia e disponibilidade de fornecedores são algumas das razões que levam noivas a optar por dias e horários diferentes
Cintia Costa, especial para o iG São Paulo | 05/01/2011 18:19
Casar em dia de semana, como fez Juliana Paes, é elegante – mas seus convidados podem passar por maus bocados tentando chegar a tempo no salão ou na igreja. Sábados, disputadíssimos, encarecem o preço dos serviços. Sextas e domingos despontam como uma boa alternativa para os valores astronômicos dos sábados – basta saber escolher o tipo de celebração. Conversamos com especialistas que nos ajudaram a comparar os prós e contras. Leia, decida qual é o melhor dia para se casar e vote na enquete ao final da página.
Sábado
Casamento ao por-do-sol: aos sábados, cerimônia tem mais flexibilidade de horário |
Há uma razão clara para este ser o dia favorito das noivas. “É mais confortável para noivos e convidados, que têm o dia todo disponível para os preparativos, além da tranquilidade do dia seguinte ser um dia de descanso”, explica a organizadora de casamentos Adriana Perez.
Por outro lado, são os mais disputados da agenda dos fornecedores. Isso significa que é necessário contratá-los com bastante antecedência. Além disso, maior procura é sinônimo de preços maiores – e margens menores de negociação.
Dias de semana
Casamentos durante a semana – como o da atriz Juliana Paes, numa terça-feira – são considerados chiques. Curiosamente, esta é a opção mais barata, por ser a menos procurada.
“O casal deve pensar na questão de horário: início e ritmo da festa.
Não pode começar muito cedo, pois muitos convidados trabalharão durante o dia e precisam de tempo para se arrumar. Também não é interessante terminar tarde, pois os compromissos dos convidados para o dia seguinte podem fazer com que a festa termine com pouquíssimos convidados”, recomenda Adriana Perez.
Não pode começar muito cedo, pois muitos convidados trabalharão durante o dia e precisam de tempo para se arrumar. Também não é interessante terminar tarde, pois os compromissos dos convidados para o dia seguinte podem fazer com que a festa termine com pouquíssimos convidados”, recomenda Adriana Perez.
Domingo
Aos domingos, cerimônias devem ser mais cedo |
Para quem planeja se casar de dia, domingo vem aparecendo como uma ótima opção. Por ser no fim de semana, os noivos e convidados têm tempo para cuidar dos últimos preparativos com calma.
A vantagem em relação aos sábados está no preço e na disponibilidade de bons fornecedores. “Quando encontrei o local em que queria me casar, os sábados disponíveis eram poucos e distantes”, conta a publicitária Ana Lion. “Descobri que dava para fazer em um domingo, dentro do prazo que eu queria e com um belo desconto “.
Ana optou por uma cerimônia seguida de coquetel, que começou às 17 horas e foi até as 21 horas. “Se o evento for à noite, é importante começar cedo”, ensina Adriana Perez. Para quem prefere comemorar por mais tempo, uma boa opção é fazer cerimônia diurna seguida de almoço ou brunch.
Sexta-feira
Sexta: comemoração ao estilo balada, para festejar madrugada afora |
O último dia útil é o mais barato do fim de semana. Fazer seu evento neste dia pode significar uma economia de até 35% no valor do buffet, segundo Alain Pierre, proprietário do Espaço Aragon.
“Vou me casar em uma sexta-feira por um motivo básico: dinheiro”, conta a noiva Maira Cortellini Abrahão, que conseguiu um desconto de R$ 2.500 na locação do buffet. Como se trata de um dia de trabalho, é importante que a cerimônia não comece muito cedo, para que os convidados tenham tempo de sair do escritório e se arrumar. Por outro lado, como o dia seguinte é de descanso, a festa não tem hora para acabar. É uma boa opção para noivos que gostam de celebrar madrugada adentro.
0 comentários:
Postar um comentário