Image Map

30 agosto 2012

As dez maiores ilusões da noiva

Fazer tudo sozinha, emagrecer a um mês da festa e esperar que tudo saia perfeito no dia: drible os erros fatais de quem está a caminho do altar
                                                                                                                                   

 Renata Ribeiro - especial para o iG São Paulo




Algumas são mais modernas, outras mais românticas. Mas a maioria das noivas idealiza o casamento como um conto de fadas. E aí mora o perigo: com uma expectativa irreal, o risco de se decepcionar é enorme. 
Conversamos com noivas e especialistas no assunto para selecionar as 10 ilusões mais comuns das noivas ao planejar o casamento. Se você se identificar com alguma delas, veja as dicas e fuja enquanto é tempo. Não cometa o erro de...
1. Acreditar que tudo será perfeito no dia do casamento
Por mais que você tenha planejado tudo como sempre sonhou, imprevistos acontecem. E você não deve esquentar por isso. “Provavelmente apenas você irá perceber estes detalhes”, comenta a blogueira Karen Melzer, do blog Casamenteiras.
Dica: Fique atenta na hora de contratar os serviços: bons fornecedores diminuem os riscos e ajudam a noiva a relaxar.
2. Achar que pode organizar uma festa grande sozinha
A organizadora de eventos Carla Fiani, da Wedding & Co, diz que dependendo do tamanho do casamento e da disponibilidade da noiva, não é impossível. Mas festas maiores exigem apoio. “Principalmente no dia da festa, porque é necessário ter alguém desde o início da montagem para receber as encomendas, doces, lembrancinhas e acompanhar a chegada dos fornecedores”, afirma. Contando que a noiva passará o dia no cabeleireiro se produzindo, fica praticamente impossível dar conta.
Dica: Se você planejou e contratou tudo sozinha, nomeie uma amiga ou parente organizada e comprometida para receber os fornecedores e dar assistência aos noivos no dia da cerimônia. 
3. Achar que o dinheiro será suficiente sem fazer as contas
A menos que você tenha muito dinheiro e não faça questão de gastá-lo indevidamente, é quase impossível fazer uma festa sem um planejamento financeiro. “No mundo das festas não há limites. Com tantas informações e produtos especializados, é comum se deslumbrar e é nesse momento que o planejamento financeiro faz a diferença”, diz a decoradora Beatris De Michelli.
Dica: Ter um planejamento financeiro preestabelecido e organizado fará com que você ganhe tempo e qualidade no seu evento, montando estratégias de orçamento para a realização do sonho não virar um pesadelo.
4. Convidar um número maior de pessoas contando que algumas não irão à festa
Às vezes se perde uma festa linda por errar no dimensionamento. Se a noiva fecha a festa para 200 pessoas e coloca 300, vai faltar serviço. “Falta garçom, comida, bebida, espaço para locomoção e é um desrespeito com os fornecedores envolvidos, porque os convidados não sabem que o equívoco foi dos noivos e acabam julgando a prestação de serviço baseados no que viram na festa”, explica Carla Fiani.
Dica: Faça uma reunião 10 dias antes da festa com a organização para alinhar o número final de convidados que estarão presentes.
5. Achar que festas durante o dia não são tão animadas quanto as noturnas
Festas de casamento também podem ser maravilhosas como brunches, almoços ou quando realizadas no final da tarde. “O importante é conhecer seu público – família, amigos e convidados – pois é a energia deles e dos noivos que levanta uma festa”, diz Andrea Maia, do Expresso Gourmet.
Dica: Cuidado na escolha de horários que possam provocar desconforto aos convidados. Por exemplo: um casamento marcado muito cedo faz com que as mulheres tenham que madrugar para se pentear e maquiar.
6. Convidar damas e pajens muito novos e esperar que eles entrem direitinho
A noiva pode até convidar aquela sobrinha pequena, mas contando com a possibilidade de ela desistir na hora e ainda abrir um berreiro na porta da igreja. “Se estiver consciente que isso pode acontecer e você não ficará nervosa tudo bem”, diz a blogueira Karla Keunecke. “Caso contrário, opte por crianças maiores”.
Dica: O ideal é que as crianças que farão o cortejo tenham mais de 2 anos.
7. Achar que o cabelo e a make vão ficar impecáveis até o final da festa
Todos os convidados vão querer abraçar e beijar a estrela da noite – a noiva. Por isso, não espere chegar ilesa ao fim da festa, nem deixe as fotos para o momento final. Mas é possível minimizar os problemas escolhendo um profissional especializado em noivas.
Dica: Paulo Persil, expert em penteados para o grande dia e colunista do Delas ,revela um de seus segredos: posicionar os acessórios ou penteados assimétricos do lado direito. “Como os noivos ficam lado a lado, com ele do lado esquerdo, o ideal é preservar o lado direito, garantindo a beleza do penteado e fixação dos acessórios com mais segurança”, ensina.
8. Comprar o vestido menor e tentar emagrecer um mês antes do casamento
Embora muitas acabem emagrecendo naturalmente, devido ao estresse dos preparativos, a noiva sempre deve optar por um modelo que valorize seus pontos fortes, independentemente do peso. “A noiva deve se sentir linda e única no casamento e superconfortável dentro do seu próprio estilo. O vestido tem que caber perfeitamente para não ter surpresas às vésperas do grande dia”, afirma o estilista Marco Tarragô.
Dica: Marco sugere buscar um vestido que realmente tenha a ver com a noiva. Se é romântica, use renda e detalhes delicados. Se é exuberante, abuse de pedrarias e cristais.
9. Achar que a festa só é animada se tiver banda ao vivo

“Temos DJs sensacionais que carregam a festa do início ao fim com a maior animação”, diz a organizadora de eventos Carla Fiani. Na verdade, quem faz uma pista animada são os noivos e seus convidados.
Dica: Noivos que ficam na pista o tempo todo é a garantia de festa animada.
10. Não abrir mão de oferecer uma lembrancinha

Esse é um hábito do passado que já mudou nos tempos de hoje. Segundo Carla Fiani, se a noiva tiver condições de dar algo para os convidados, perfeito, mas isso não é mais uma obrigação.
Dica: “Os bem casados fazem muito bem as vezes de lembrancinha e prolongam a festa quando o convidado chega em casa”, revela.






2 comentários:

GALJY Cerimonial e Eventos © Copyright 2012.|TODOS DIREITOS RESERVADOS| Feito porLaysa layout.