31 janeiro 2012

11 ideias para noivas ecochics

De álbuns em tablet a reaproveitamento de materiais: confira como transformar seu casamento em uma celebração sustentável

Fabiana Schiavon, especial para o iG São Paulo 22/01/2012 07:55


Faz bem para o planeta e para a consciência dos noivos pensar em um casamento sustentável. Os filhos do casal ficarão orgulhosos de saber que a festa contou com reciclagem de lixo, teve convites eletrônicos e não desperdiçou comida. Para tudo ficar ainda mais bonito e original, algumas ideias garantem que a comemoração seja responsável, sem perder o glamour de uma grande celebração. “Saber que sua festa não impactará negativamente no planeta e não terá desperdícios e excessos é o que vale nos dias de hoje”, diz Alain Pierre Berjeaut, do Espaço Aragon.


Selecionamos 11 ideias fáceis, divertidas e elegantes para um casamento sustentável. Anote.


1. Use LED na iluminação

Iluminação em LED: economia de cerca de 70% em relação a lâmpadas convencionais  
As lâmpadas mais comuns, do tipo incandescente, convertem em luz 5% da energia elétrica que consome. Já as de LED (Light Emitind Diode) convertem 40%. “Se compararmos com energia convencional de combustíveis fósseis, por exemplo, essa economia representa nove vezes menos gases de efeito estufa”, explica Alain Pierre Berjeaut, proprietário do Espaço Aragon. A empresa costuma usar esse tipo de iluminação em pistas de danças. “Além de permitir a troca de cores, o LED ilumina mais e economiza cerca de 70% da energia consumida por lâmpadas convencionais”, explica.

2. Reutilize seu vestido de noiva

Há mulheres que não abrem mão da produção do próprio vestido, mas muitas optam pelo segundo aluguel. Outras são ainda mais radicais. Sabendo que ele será apenas uma joia que ficará guardada no armário, decidem simplesmente doá-lo. “Algumas das minhas clientes sorteiam seus vestidos em blogs para dar outra utilidade à peça. Assim, outra pessoa pode aproveitá-lo”, conta a estilista Patricia Bourgeaiseau.

Se você não abre mão de ter o vestido para sempre no armário, Simone Rocha, da Loretha Rocha, sugere à noiva optar por fibras naturais, como algodão orgânico ou seda. “Fuja dos materiais sintéticos ou com tingimentos orgânicos”, diz. “Alugar também é uma ótima saída, pois se baseia em um dos pilares da sustentabilidade que é a reutilização”.
3. Escolha móveis reciclados

Há empresas especializadas que produzem luxuosos espaços com material reaproveitado. “Nós utilizamos madeira de reflorestamento e uma fibra natural fiscalizada”, explica Giuliano Salzano, diretor da Ambiente Eventos. Há também pufes e cadeiras fabricados em junco, cipó parasita encontrados nas matas do Pará e Tocantins. O manejo responsável e autorizado pelo IBAMA sustenta comunidades e povoados dos estados produtores. Para quem quiser comprovar que seu evento foi verde, é possível até pedir um certificado de que os móveis utilizados na festa tiveram origem sustentável.

Móveis ecologicamente corretos: estilo luxuoso


4. Monte um cardápio sustentável

Rolls de cenoura com ingredientes orgânicos...
... e forminhas de doce em papel semente
Não exagerar nas quantidades, para não sobrar comida demais, é um bom começo. Mas o menu pode ser ainda mais verde. O cardápio não precisa ser exclusivamente vegetariano, mas pode ser feito apenas com alimentos orgânicos, produzidos sem agrotóxicos. Um exemplo são os rolls de cenoura ao molho thai, montados com talos de rúcula e agrião. Também no cardápio do buffet, uma saladinha de bifum com camarão, preparada com cascas de cenoura e abobrinha. As sugestões são do Claudia Porteiro Buffet. Dica: na forminha dos doces, utilize também o papel semente e o distribua depois.

5. Escolha uma lembrancinha para ficar longe da estante

Em casamentos, os convidados saem com bem-casados, cheios de embalagens, ou com pequenas peças de decoração que acabam na estante apenas dos mais chegados. Para dar um destino mais amigável às lembrancinhas, algumas empresas produzem diversas opções “plantáveis”. A Flora Nativa tem o boneco-eco. É só regar e a plantinha brota da cabeça dele. Já a Sushi com Macarrão tem caixinhas de papel semente com amêndoas. Essas têm que ser plantadas em terra, mas resultam em lindos arranjos. Para os noivos mais ousados, têm até um kit completo que vem com o vaso de barro, terra adubada e uma pazinha de madeira.

6. Faça um álbum ecológico

Se o casal já tem um tablet, pode fazer um álbum digital. Um aplicativo desenvolvido pela Foco Estúdio tem espaço para fotos 360 graus, vídeos, áudios e texto. É possível até incluir trilha sonora. “Jamais poderíamos sonorizar um álbum impresso, muito menos dar zoom nas imagens ou incluir uma visão panorâmica em 360º da cerimônia”, conta o fotógrafo Nelson Alves Jr. Também é possível optar por álbuns em papel reciclado, no lugar dos luxuosos encapados em couro.

7. Reaproveite materiais na decoração

As argolas de guardanapo produzidas pela Sushi com Macarrão também são produzidas com papel semente e laço de voal. Em um ambiente aberto, utilize vidros de embalagem de palmito com flores para pendurar em árvores.

Álbum em tablet, vidros reaproveitados e chinelos de borracha ecológica: ideias reforçam a sustentabilidade

8. Distribua chinelos reciclados

É hábito distribuir chinelos em casamentos, como convite à pista de dança e também como lembrancinha. Para não fazer feio com o planeta, escolha produtos verdes. Uma ideia é comprar chinelos feitos com pneu reciclado. Eles são bem resistentes e ajudam a nos livrar de um dos piores vilões do meio ambiente. Mas o modelo não permite personalização. Uma saída é optar pelos feitos de borracha reciclada. A loja Lá vem a Noiva aproveita chinelos velhos para produzir novos e ainda estampa uma imagem que os noivos escolherem.

9. Aproveite a luz natural e faça festa e cerimônia no mesmo lugar

Além de sustentável, a atitude é prática para os convidados dos noivos. A cerimonialista Renata Mazer sugere também aproveitar a ambientação verde do local para compor a decoração e preferir locais em que os banheiros utilizam a água da chuva.

Casamento ao ar livre: aproveitando a luz natural

10. Envolva os amigos e convidados

Organize vans para deslocar os convidados, se o casamento for em local de difícil acesso ou se festa e cerimônia ocorrerem em lugares diferentes. Na entrega do convite, lembre convidados dos amigos que moram perto e sugira uma carona solidária. “Oriente-os a apagar as luzes do banheiro após o uso e a não deixar torneiras abertas”, lembra Renata Mazer. Segundo a cerimonialista, o ideal é treinar as pessoas responsáveis pelo evento. Assim, elas podem incentivar atitudes sustentáveis, como destinar corretamente os resíduos nas latas de lixo reciclável.

11. Apague sua pegada

Há empresas que ajudam a planejar uma festa ecologicamente correta e a calcular a taxa de emissão de carbono gerada pela celebração, que pode ser reduzida com o plantio de algumas árvores. A consultoria Eccaplan desenvolveu o projeto Evento Neutro, em parceria com a USP e o Ministério da Ciência e Tecnologia. “O programa calcula, reduz e compensa o impacto ambiental”, explica Christoph Wyder, diretor comercial da empresa.

Ao ser contratada, a empresa leva em conta diversos aspectos do evento como os materiais empregados, a logística de serviços, a infraestrutura do evento, convites, entre outros. Segundo Wyder, a compensação pode ser feita com o incentivo a projetos de tecnologia limpa, como parques eólicos e pequenas centrais hidrelétricas.





0 comentários:

Postar um comentário

GALJY Cerimonial e Eventos © Copyright 2012.|TODOS DIREITOS RESERVADOS| Feito porLaysa layout.