Image Map

29 outubro 2010

Para casar sem ir à falência

Especialistas em finanças dão dicas para não quebrar com a organização do casamento

Cintia Costa, especial para o iG São Paulo | 08/10/2010 17:28



Festa de casamento, lua-de-mel, casa nova... Fazer caber no bolso os gastos que envolvem o casamento é um dos principais desafios dos noivos. E a maneira como administram seu dinheiro nesse período pode definir como será seu futuro financeiro.

Reunimos dicas de três especialistas em finanças para ensinar o casal a superar este primeiro desafio econômico e se preparar para uma vida financeira saudável depois de casados.

Um novo ponto de vista

“Casamento é um negócio. Se não fosse, não teria um contrato”, diz Andre Massaro, criador do programa integrado de desenvolvimento financeiro MoneyFit. A afirmação pode parecer pouco romântica, mas, se pensarmos bem, o casamento é, realmente, muito parecido com uma empresa.

Depois de dizer “sim”, o casal vira uma família e passa a ter de gerir os custos da nova vida juntos. Além dos gastos regulares da casa, virão novos objetivos, como viagens, compra de imóvel, troca de carro, chegada dos filhos e até aposentadoria. Tudo isso pode ser visto como empreendimentos, que, assim como nas empresas, precisarão de planejamento.

Expectativas alinhadas

O primeiro passo é conversar sobre o que cada um sonha para o grande dia e para a vida depois.
“Alguns casais tem condições de fazer uma festa extravagante sem que isso impacte suas finanças depois do casamento”, explica Andre Massaro. “Porém, quem se endivida nesse processo começa a vida de casado engessado”.

Se quiserem um casamento mais caro, isso pode acarretar alguns sacrifícios, como adiar a data ou diminuir as saídas de fim de semana. Também pode significar ter de adiar planos como comprar um imóvel ou ter filhos. Avaliem juntos do que vale a pena abrir mão para alcançar seu objetivo.
Mas lembrem-se: “a vida não deve ser feita de sacrifícios, mas sim de recompensas. Se todo esforço que o casal fizer resultar em grandes conquistas, a vida terá um verdadeiro sentimento de gincana”, ensina Gustavo Cerbasi, autor do livro Casais Inteligentes Enriquecem Juntos (Editora Gente, 2004).

Definam o orçamento

Alinhadas as expectativas, é hora de definir uma meta de valor a ser poupado, que será seu orçamento para o casamento. Ao mesmo tempo, somem o quanto vocês podem poupar do salário de cada um por mês, multipliquem pelo número de meses que faltam até a data. Considerem também a verba que receberão de presente de familiares, se for o caso.

Esse valor deverá ser seu Norte quando estiverem cotando serviços para a festa. É preciso manter os pés no chão para não cair na armadilha de assumir gastos maiores que seu orçamento.

Disciplina para poupar

Regra número um para quem está juntando dinheiro: não espere ver quanto sobra no fim do mês. Quando se está poupando para um objetivo, é preciso disciplina.

“O casal precisa ter uma meta de valor mensal e se comprometer com ela, por mais que passe aperto um mês ou outro”, ensina Fernando Montanari, responsável pelo homebroker da corretora Linktrade. “Se deixar pra ver quanto sobrou, nunca vai conseguir atingir seu objetivo”.

O segredo é “se pagar primeiro”, diz Gustavo Cerbasi. “Assim que o dinheiro entrar na conta, o casal deve garantir que o valor previsto para a poupança seja realmente aplicado”, explica.

Para isso, é preciso disciplina. Dica? A chamada aplicação programada funciona como um débito automático: vocês deixam agendado no banco uma data para que o dinheiro seja transferido da conta corrente para uma aplicação de sua escolha, como a poupança, por exemplo.

Precaução para investir
Fazer o dinheiro crescer no período dos preparativos é uma ótima idéia, mas é preciso ter precaução.
Segundo Fernando Montanari, a verba do casamento não deve ser aplicada em renda variável, como ações, por envolverem risco. Como há uma data certa para resgatar o investimento, caso o mercado sofra uma queda nos meses antes do casamento, o casal não tem a flexibilidade de esperar uma nova alta e perderá dinheiro.
A melhor opção dos noivos é a renda fixa. A mais conhecida aplicação é a caderneta de poupança. Mas existem muitas outras, com diferentes rendimentos: CDB, CDI, títulos da dívida pública etc. Como escolher a melhor?
Andre Massaro dá a dica: cultivem o interesse por finanças. Sites como o Meu Milhão, da Linktrade, o da MoneyFit, e até o da Bovespa mantém áreas educativas, com artigos e dicas de cursos gratuitos para quem quer aprender mais sobre o assunto.
Assim, poderão conversar com o gerente do seu banco de igual para igual e analisar as opções de acordo com os interesses de vocês.
Gastos sob controle
“Mais do que nunca é importante a estratégia do casal estar alinhada”, diz Andre Massaro. “Controlar gastos é um ponto fácil de brigas e confusão”.
Estabeleçam, juntos, limites de gastos e cotas para gastar com lazer, alimentação, roupas etc. Por mais chato que seja, esse acordo é o que garante a tranqüilidade do casal na preparação do casamento e no futuro.
Pensem no “macro”
Não esqueçam que, depois da festa e da lua-de-mel, vem a vida de recém-casados. No jargão econômico, isso se chama pensar no cenário “macro”. É enxergando sempre um pouco à frente que o casal vai conseguir traçar seus planos e alcançar seus objetivos.   

28 outubro 2010

Cerimonialista de Casamento

Porque você vai querer ter uma?

As cerimonialistas de casamento são profissionais com funções diversas: Além de cuidar de todos os detalhes de sua festa, elas são consultoras financeiras, diretoras de cena e às vezes fazem até papel de psicólogas... rsrsrs

Existem muitas razões para que você noiva contrate um expert no assunto, a começar pelo fato de que ela sabe o que está fazendo e sabe tomar as decisões corretas sem ter que te incomodar durante a cerimônia e festa, te levando preocupações e stress...

E além do mais vocês são novos no assunto "casamento" e não podem correr o risco de "acertar" ou "errar" em alguma coisa, afinal é uma vez só e pra toda a vida!

O que a Cerimonialista pode auxiliar Você e sua Família para que o "grande dia" seja um sucesso!
  • Reduzir o nível de estresse nos longos meses de preparativos;
  • Ajudá-los a definir um orçamento totalmente realista;
  • Apresentar dentro do seu orçamento opções de locais para a cerimônia e a  festa como:  decoradoras, músicos, buffet, boleiras, doceiras, empresas de aluguel de carros, artesãs (para os noivinhos do topo do bolo), etc;
  • Coordenar a atuação de cada profissional contratado;
  • As cerimonialistas são as melhores clientes de cada fornecedor do seu casamento, por isso conseguimos os melhores nas negociações, pois trazemos mais clientes para os mesmos;
  • Orientá-los na assinatura dos contratos com cada fornecedor;
  • Aconselhá-los em caso de dúvidas;
  • Ser seu porta-voz, assim, garantindo que todos os seus desejos sejam compreendidos por cada fornecedor envolvido;
  • Coordernar todas as atividades no dia do casamento, como Foto e Filmagem, Decoradora, Dia da Noiva, Cortejo, Brinde, Fotos, Bouquet, Gravata, Sapato, Lembracinhas;
  • Resolver todo e qualquer problema, emergência e imprevistos que podem ocorrer na hora;
  • Ajudar a planejar e reservar a lua-de-mel;
  • Garantir que no dia tudo aconteça no momento exato e de acordo com os desejos dos noivos.
Mesmo que sua Igreja e seu Buffet escolhido disponibilize desse serviço, vale a pena lembrar que não é a mesma coisa, pois esse profissional é contratado da Igreja e do Buffet e não seu! Ele é uma escolha única e exclusiva da Igreja e do Buffet.
O interessante é você conhecer essa pessoa, conversar muito com ela, sentar e explicar tudo o que você quer que aconteça e o que não aconteça durante sua cerimônia e sua festa!
O papel desse profissional no casamento é fundamental, por isso não corra riscos, afinal casamento é uma vez só não é mesmo?

Beijos
 
Alci Aires

A trilha sonora do seu casamento

Especialistas recomendam o que tocar e o que evitar na cerimônia e na festa de casamento

Cintia Costa, especial para o iG São Paulo | 27/10/2010 14:31


Grande parte da emoção de uma cena romântica em um filme pode ser creditada a uma boa trilha sonora. Assim como nos sucessos de Hollywood, escolher as músicas certas para cerimônia e festa de casamento é fundamental para criar um clima inesquecível.

Do clássico a ao rock, das baladas ao axé, todos os estilos podem entrar no setlist dos noivos, desde que alguns cuidados sejam tomados.

Cerimônia afinada

Cada momento da cerimônia tem um simbolismo próprio, que é um bom ponto de partida para a escolha das canções. A benção das alianças, por exemplo, pede uma melodia condizente com a serenidade do momento, como um hino religioso, ensina Rita Del Chiaro, maestrina do coral que leva seu sobrenome. No cumprimento aos padrinhos, temas mais alegres, que falem sobre a amizade. Já a saída dos noivos combina com ritmos animados e vibrantes.

Mas atenção. Segundo Rita, a escolha das trilhas sonoras da igreja deve começar pela da entrada da noiva. “É o momento mais esperado pelos convidados e deve ser o auge musical da cerimônia”, ensina Rita.
Quem quer fugir do tradicional, pode fazer uma seleção baseada em músicas que carregam significado pessoal para os noivos, como fizeram o ex-nadador Fernando Scherer e a ex-dançarina Sheila Mello. “Nossa cerimônia teve músicas que marcaram tanto nosso relacionamento quanto nossas vidas, como algumas que eu ouvia antes das minhas competições”. A noiva entrou na igreja embalada por “Sua Canção”, do amigo e cantor Maurício Manieri, composta em homenagem ao casal durante o reality show “A Fazenda”, onde se conheceram. “Toda vez que ouço, lembro dele cantando para ela em meu nome no programa”, conta, emocionado.

Outro cuidado que deve ser tomado é em relação às letras, principalmente se forem em outra língua, para não correr o risco de casar ao som de palavras de separação ou tristeza, por exemplo. “Vale a pena pegar a tradução na internet antes de escolher”, aconselha Vilma Fortuna, diretora da banda New Times.



 
Festa animada

Na festa, há dois momentos emblemáticos em que a música tem papel fundamental: a entrada dos noivos no salão e a primeira dança. Sons que são sucesso nas rádios estão sempre entre os mais pedidos, conta Fábio Lucas, da banda Armagedom. “Temas de filmes também são bem cotados”.

Se bem escolhidas, essas músicas podem virar uma marca temporal do casamento. Para Vilma, não há problemas em tocar o que está na moda, desde que tenha a ver com os noivos. “Se a canção realmente significa algo para eles, quando forem assistir ao filme, daqui a muitos anos, vão se lembrar da época e ficar felizes”, diz Vilma.

O setlist do restante da festa deve começar com músicas mais calmas e ir ficando mais animadas, numa crescente. “Os mais velhos, que ficam irritados com som alto, costumam ir embora cedo, logo após o jantar. Por isso, é respeitoso deixar as melodias mais calmas para este momento e ir evoluindo aos poucos”, diz Fábio. Vilma completa: “O normal é começar numa dinâmica elegante, com clássicos americanos, boleros, mambo e músicas das décadas de 60 a 90, terminando em ritmos populares, como samba, forró, axé, sertanejo, funk, trash e brega”. Ter um pouco de cada estilo é elegante. Lembrem-se de que a festa é para todos os convidados, não somente para os noivos.

Evitem apenas músicas com teor apelativo, hinos de times de futebol e gêneros que fujam muito do proposto pela banda, que podem resultar em confusões e má execução, ensina Fábio.
O ideal é montar a seleção musical com a ajuda da banda ou DJ do seu casamento. “Peço sempre aos noivos que apontem uma linha que agrada, alguma banda que não possa faltar e o que eles efetivamente não gostariam que tocasse. Dentro desse panorama eu fico livre para puxar as músicas, observando sempre o andamento da festa. Se eu sinto que não está agradando muito, já inverto a linha das músicas pra um lado que resolva a situação”, revela Fábio. Assim, os convidados vão ficando e seu casamento vai longe.

27 outubro 2010

Como montar seu enxoval de casamento

Especialistas ensinam como comprar itens de cama, mesa e banho para sua nova casa

Cintia Costa, especial para o iG São Paulo | 25/10/2010 14:01




Antigamente, as moças começavam a montar seus enxovais de casamento desde cedo. Ainda meninas, ganhavam lençóis e tolhas em datas especiais e aprendiam a bordar, tricotar e crochetar para preparar as peças para a casa que, um dia, montariam jun o com o futuro marido.
 
Os costumes mudaram, e, hoje, comprar itens de cama, mesa e banho é tarefa para quando já se está de casamento marcado. O enxoval está mais enxuto e melhor planejado e a escolha das peças também deixou de ser exclusividade da noiva e passou a ser feita pelo casal.
 
Veja uma lista com sugestão de itens básicos de enxoval e as dicas de especialistas no assunto para saber como escolher o estilo das peças e com qual antecedência começar a comprar.
 

Quando começar
 
Alguns casais preferem ir comprando as peças aos poucos, para não sentir o impacto no bolso, enquanto outros optam por adquirir tudo de uma tacada só – além de mais prático, é mais fácil de combinar.
 
Seja qual for a melhor opção, é preciso ficar atento ao tempo. O prazo máximo para começar, segundo as especialistas, é de três a seis meses antes do casamento. “Depois, com tantos detalhes da festa para cuidar, os noivos podem acabar escolhendo as peças com pressa, sem poder pesquisar preços ou encontrar itens que realmente gostam”, diz Cintia Covre, proprietária da consultoria de organização de ambiente Otimiza.
 
Também não dá para começar muito antes. A antecedência máxima deve ser entre um e dois anos. “Períodos muito longos pedem cuidados especiais com a armazenagem dos tecidos para que não embolorem”, explica Mirian Gotfryd, bed stylist da Blue Gardenia, marca especializada em cama, mesa e banho. É necessário abrir as peças de tempos em tempos para arejar, ou então utilizar sacos de redução de volume, fechados a vácuo, que impedem a deterioração.
 


Moda cama, mesa e banho
 
E como escolher as cores, estampas e texturas do seu enxoval? Assim como acontece com roupas, é preciso buscar um estilo que combine com o casal. “Para quem está começando a montar a casa, o ideal são peças brancas, cores neutras ou estampas atemporais”, ensina Adenise Weidgenant, coordenadora de Produto da Karsten, especializada nesses itens. Peças com detalhes em renda e bordados são uma boa pedida. “Nunca ficam ultrapassadas e são sempre muito chiques”, diz Cintia.
 
Quem quiser ousar nos produtos para a cama, Mirian dá a dica: “sair comprando jogos de todas as cores vai trazer uma grande confusão visual. Ao definir uma paleta de cores, como azul e cáqui, por exemplo, você pode escolher lençóis brancos, beges e com estampas florais ou listradas nestas cores”.
 
Já quem procura dar um ar mais vivo nas peças de mesa e banho: atenção às cores dos azulejos e acessórios, para não correr o risco de destoar. Gostou de alguma padronagem exótica ou tecido novo, que são muito usadas ultimamente? Não tem problema, desde que exista o cuidado em relação ao estilo do casal e a paleta de cores. “A moda passa, mas quem faz escolhas sensatas e bem casadas fica com a casa sempre afinada”, arremata Mirian. 


Lista de enxoval básico de casamento
 
Anote quais são os itens básicos de cama, mesa e banho:
 
• 3 jogos de cama (fronhas, sobre-lençol e lençol com elástico)
• 2 colchas
• 1 edredom
• 3 jogos de banho (toalha de banho, rosto e piso)
• 3 toalhas de lavabo
• 2 toalhas de mesa
• 5 panos de copa
• 4 jogos americanos

25 outubro 2010

Listas de presentes alternativas

Nem só de eletrodomésticos e itens para casa são feitas as novas listas de presentes

Cintia Costa, especial para o iG São Paulo

As tradicionais listas de casamento estão cada vez mais abrangentes. Eletrodomésticos, itens de cama, mesa e banho, sempre tão tradicionais, estão dando espaço para livros, cds, viagens, passeios e até mesmo doações.

Esse tipo de serviço tem sido uma ótima opção para os noivos que já tem a casa montada. “Hoje em dia, existem vários serviços diferenciados com soluções para estes casais”, diz a consultora de casamentos Vera Simão.
 
Débora e o cachorro adotado: sessão de fotos especial e lista com doação para ONG de animais abandonados
“Cotas para viagem e doações para alguma instituição são algumas das opções”, sugere Kalinka Cope, dona da assessoria de eventos La Mabelle.
 
Doações para ONGs

A pediatra Débora Holanda e o empresário Bruno Fernandéz moravam juntos há dois anos quando se casaram, no dia 2 de outubro de 2010. Apesar de sua casa não estar totalmente montada, eles preferiram abrir mão de parte dos presentes em benefício de instituições de caridade.  “Tentar fazer do mundo um pouco menos feio é dever de cada um, e qual ocasião melhor para celebrar o amor pelos outros do que em uma festa de casamento?” diz Débora.
 
O casal procurou o site Lista Perfeita, que oferecia a opção de uma lista com presentes tradicionais e cotas de doação para a ONG Doutores da Alegria, cuja atuação Débora acompanhava de perto na ala das crianças do hospital em que trabalha.
 
Eles também fizeram questão de incluir na lista a ONG Amigos da Natureza, com quem adotaram um cachorrinho.  “Muitas pessoas foram resistentes a doação, mas fico feliz de ter ajudado de alguma forma” diz Débora. “Espero que outros casais tomem esta atitude.

CDs, DVDs e livros
 
Tem noivos que, quando se casam, já têm a casa montada. No caso da profissional de relações públicas Luciana Branco e do cineasta Ricardo Kauffman, eram duas. “Os dois moravam sozinhos, cada um em uma casa, então já tínhamos tudo em dobro. Nem pensei em pedir tudo de novo de presente”, conta Luciana, que se casou no dia 2 de junho de 2006.
 
Para agradar a família, mais tradicional, Luciana fez uma mini lista com aparelho de jantar, taças e bandejas de prata.
 
Porém, para os demais convidados, divulgaram outra lista composta de CDs, DVDs e eletrônicos. Fã de cinema, Luciana incluiu coleções de filmes de grandes diretores, como Feline, Woody Allen e Hitchcock. Já Ricardo, apaixonado pela língua portuguesa, pediu livros como Dicionário de Antônimos e Dicionário de Regência Verbal.
 
“Nos divertimos muito fazendo essa lista”, conta Luciana. “O legal é que tinha opções a partir de R$ 20, ou seja, quem quis dar um presente mais em conta sabia que estava dando algo que nós realmente desejávamos”.
 
A pediatra brinca com o cão adotado momentos antes da cerimônia

Presente em dinheiro
 
O casamento da administradora Sarah Breuel e do pastor René Breuel, em 19 de agosto de 2003, foi também uma despedida. O casal estava de mudança para o Canadá, fazer mestrado durante três anos.
“Infelizmente, não poderíamos levar conosco presentes físicos” conta René. Eles fizeram uma lista em uma loja canadense, que permitia a compra pela internet e entregava direto no apartamento de lá.
 
Mas esta não era a única opção. “No convite, avisávamos sobre nossa mudança de país e sobre a lista online. Também indicamos que, se alguém quisesse manifestar o carinho de outra forma, ficaríamos felizes em receber sua contribuição para nosso começo de vida”, diz ele.
 
Muitos convidados procuraram o casal ou sua família para presenteá-los com quantias em dinheiro. Alguns pediram os dados da conta bancária para fazer depósitos e outros entregaram cheques no dia do casamento.
 
“O dinheiro que recebemos ajudou a pagar a lua-de-mel e parte dos estudos, além de completar a casa com alguns itens que não tínhamos ganhado pela lista”, conta René.
 
Cotas de lua-de-mel
 
A vendedora Gabriela Zornitta e o empresário Nelson Zornitta moravam juntos há cinco anos quando se casaram, em 4 de abril de 2008. “Tudo que era essencial na casa, já tínhamos”, conta ela. Como os convidados queriam presenteá-los mesmo assim, o casal decidiu fazer uma lista de cotas de lua-de-mel em uma agência de viagens.
 
“Como, na época, só existia a opção de comprar cotas pela internet e os mais velhos não tinham intimidade com a web, fizemos também uma lista tradicional, com poucos itens, em uma loja física de decoração” explica Gabriela. “Mas as cotas fizeram sucesso. Ganhamos tantas que deu para fazer duas viagens: visitamos Maceió e o deserto do Atacama, no Chile”

22 outubro 2010

Cinco dúvidas sobre padrinhos e madrinhas!

Especialistas dão dicas para noivas evitarem situações inconvenientes no casamento

Quantos casais podem estar no altar? O que fazer com um casal de padrinhos que se separa? As situações parecem fazer parte da trama de um filme, mas acontecem, de verdade, em casamentos! Por isso, conversamos com cerimonialistas e especialistas em etiqueta para descobrir como as noivas podem contornar - com elegância - esse tipo de situação.
 
1. Qual o número ideal de padrinhos?
 
De acordo com a cerimonialista e presidente da Abrafesta Vera Simão, o número de padrinhos depende do tamanho do altar. “Fica muito deselegante encher um altar de padrinhos, quase cobrem toda a vista do altar e a noiva some”, diz. A organizadora Kalika Cope, responsável pela empresa La Mabelle, fixa em três casais para cada um, mas dá uma dica: se mulheres e homens ficarem separados no altar, cinco para cada lado é o bastante. “Mais do que isso, dá má impressão”, completa.

2. E se uma madrinha está com um vestido igual ao da outra?
 
“É uma situação difícil de acontecer hoje em dia”, explica a wedding planner Jamila Santana. Ela diz que as lojas e lugares de locação de roupa já oferecem listas para que as roupas não fiquem parecidas. Mesmo assim, se a situação acontecer, ela indica que uma das partes ceda. “Se as duas forem desencanadas, uma pode colocar uma echarpe, e outra uma flor no vestido. Se elas não forem, geralmente arranjo para que ambas fiquem distantes no altar, para que as pessoas não associem os vestidos iguais”, fala Jamila.
 
Daniele Maio, da Struture Assessoria, aponta que a noiva pode ajudar suas madrinhas a escolher as cores de vestido para, assim, evitar a repetição no altar. “A mãe da noiva deve escolher primeiro, depois a sogra, então a irmã da noiva ou do noivo se estiverem no altar, e assim por diante... Lembrar que branco, marfim, preto: de maneira alguma!”, diz a assessora de eventos.
 
3. Como lidar quando o casal de padrinhos se separa um pouco antes do casamento?
 
Mais comum do que parece, a situação causa uma grande saia justa no altar. “Eu aconselho não chamar ninguém no lugar”, diz Kalinka. Jamila fala que ou os noivos tiram o casal ou conversam, abertamente, com ele. A wedding planner conta que já aconteceu de uma madrinha usar o próprio pai como par depois que terminou com o padrinho.
 
4. Como fazer quando duas madrinhas ou dois padrinhos não se bicam?

Quando dois convidados não se gostam, é necessário um grande jogo de cintura por parte dos noivos e muito bom senso por parte dos padrinhos. Kalinka diz que a noiva deve falar com os envolvidos na picuinha de forma sutil, para saber se eles aceitarão estar no altar em nome dos noivos. “Se a madrinha não puder lidar com isso, pelo bem de todos os envolvidos, recuse amigavelmente o convite”, aconselha.

Daniele Maio diz que tudo deve ser providenciado para que essas pessoas não fiquem próximas nem no altar, nem na festa, mas com a ressalva de que ambas se permitam não brigar pelos noivos. “Esse é o dia da celebração do amor, qualquer picuinha deve ser ultrapassada em nome desse sentimento e da amizade mantida entre essas pessoas”.
 
5. O convite de madrinha deve se estender a seu par?
 
“Não, não precisa convidar apenas casais. Normalmente amigos são escolhidos, uma amiga da noiva e às vezes um primo, amigo”, comenta Vera Simão. De acordo com Jamila Santana, um casal pode ser chamado para ser padrinho se ambos forem amigos de quem o convidar; se isso não acontecer, ela aconselha que se chame apenas a pessoa mais próxima mesmo. “A etiqueta diz que não é elegante chamar apenas um do casal, mas não é necessário seguí-la se tudo for feito e falado com transparência”, termina.

21 outubro 2010

Dicas para noivos!

Noivas queridas ai vão algumas dicas de uma das dores de cabeça constante neste periodo tão gostoso e tenso... rsrs

O elegante e o deselegante nas listas de presentes

Televisão pode? E máquina de café expresso? Tem que comprar na loja indicada? Especialistas esclarecem suas dúvidas sobre a lista de presente

Camila de Lira, iG São Paulo | 28/09/2010 16:00

Dois jogos de pratos, um faqueiro de prata, uma máquina de café expresso, uma televisão de plasma de 32 polegadas, um quadro exclusivo de Di Cavalcanti... Mas espera um pouco, até que ponto uma lista de presentes pode ditar aquilo que os convidados podem ou querem dar para os noivos?
De acordo com Carla Fiani, sócia da empresa organizadora de casamentos Wedding & Co, a lista de presentes deve ser feita com cuidado pelos noivos – e deve refletir o jeito do casal. “Eles precisam pensar no que combina com o estilo da casa e de quantas coisas eles precisam”, diz. Além disso, segundo Carla, o convidado também não pode ser deixado de lado: “o ideal é ter a delicadeza de pensar em várias faixas de preço, para que o convidado não se sinta constrangido”.
Especialista em etiqueta e comportamento e autora do livro “Casamento sem Frescura” (Editora Melhoramentos), Cláudia Matarazzo explica que o casal tem que fixar um preço máximo e trabalhar a partir dele. “O preço máximo pode ser estabelecido pelo dobro do preço do presente que o casal compraria para seu melhor amigo”, indica Cláudia.
As especialistas indicam que é sempre bom o casal deixar a lista em mais de uma loja. Sobre o que incluir nela, Carla recomenda bom senso. “Normalmente, são os padrinhos que dão os eletrônicos ou os presentes mais caros”, explica ela. “Por isso, acho aceitável ter estes itens na lista”. Já para Cláudia Matarazzo, “é espantoso como certos casais colocam coisas caríssimas numa lista. As pessoas têm que analisar do que realmente precisam para não exagerar”.

A festa e as deselegâncias

Na opinião das especialistas, a lista de presentes independe do grau de formalidade da festa, seja uma cerimônia discreta em um restaurante ou uma festa a rigor. Mas um fator da festa que pode alterar a lista é o número de convidados. “Quando as festas têm menos convidados – algo que é tendência hoje em dia – a lista tem que contar só com o básico que o casal precisa”, diz Claudia.
Costume comum, o cartãozinho anexo ao convite com as lojas que têm as listas de presentes dos noivos é condenado por Cláudia. “Não tem cabimento. Você olha para o convite e se pergunta: ‘estão me convidando para uma festa ou para uma facada?’”, brinca.
Na opinião de Carla Fiani, deselegante mesmo em uma lista de casamento é pedir dinheiro no lugar de objetos. “Tem convidados que ficam constrangidos, pois não podem dar uma quantia grande naquela hora”, diz Carla. Calcular o quanto se deve dar numa situação dessas também contribui para a saia justa.
O casal e os convidados
Quando o casal já tem uma casa montada pode se dar ao luxo de pedir alguma coisa diferente. Carla cita o exemplo de noivos que fizeram uma lista em uma galeria de arte, já que queriam quadros para decorar a sua casa. Para Cláudia, o casal com a casa montada pode pedir certos tipos de objetos que não são de primeira necessidade, como uma máquina de café expresso.
As especialistas ressaltam que o convidado não precisa se sujeitar a dar algo que não quer ou que não pode comprar. “É importante lembrar sempre que convidado não é obrigado a dar o que está na lista”, avisa Cláudia. “Essa coisa de presentear deve ser um prazer. Os noivos certamente vão adorar receber uma coisa que veio com muito carinho, independentemente de estar ou não na lista”, completa Carla.

20 outubro 2010

Casamento esse sonho pode acontecer!

Pensei em uma matéria para começar o meu 1º post mas não poderia ser outra a não ser... CASAMENTO!!! Mas pq?! A pergunta que não quer, muito fácil de dizer pq casar é a melhor coisa do mundo e os preparativos então são DELÍCIOSOS a pesar de exaustantes.. rs.
Vi uma matéria muito interessante sobre casamneto e para as noivinhas exremanete organizadas lá se vão algumas dicas para o seu GRANDE DIA! ♥

Diário de uma noiva: as 24 horas finais

Acompanhamos as emoções e aflições de uma noiva nos últimos momentos antes do grande "sim"

Andrea Giusti, iG São Paulo


“É um medo, uma surpresa e mais um monte de coisas que passam na cabeça ao mesmo tempo”, é assim que Mariana Galan resume os momentos finais que antecedem seu casamento, em uma sexta-feira, às 20h, horário caótico na cidade de São Paulo.

Responsável por cada detalhe da festa, a noiva repassava, em pensamento, o checklist para que nada fosse esquecido e permaneceu tranquila. O Delas passou 24 horas ao lado da publicitária e mostra a ansiedade que antecede o momento do esperado “sim”.

Faltam 24 horas

20h

A última noite em casa começa agitada. Faltando exatamente um dia para o casamento, tudo parece estar sob controle e parte das obrigações do salão de beleza já estão adiantadas: depilação, unhas, sobrancelha e coloração do cabelo. Parentes distantes, que não poderão comparecer à cerimônia, ligam para desejar felicidades e interrompem a todo instante a arrumação da mala de viagem da lua de mel. As duas semanas passeando entre Espanha e França são esperadas como uma recompensa de toda correria e ela separa as roupas com carinho.

Mariana perdeu 2 cm de cintura durante as provas do vestido e foi proibida de perder mais peso, ou o modelito tomara que caia ficaria largo. Mesmo assim, escolheu um lanche leve para jantar e voltar logo aos acertos finais. Com medo de escorregar na entrada da igreja, pediu que o pai fosse comprar, debaixo de chuva, um anti-derrapante para colar na sola do sapato. Uma mão corta a folha e mede o tamanho certo, a outra atende a assessora do evento no celular. A ligação é só para confirmar que os fornecedores estão no prazo. “São Pedro mandou a chuva hoje para não ter mais uma gota amanhã”, finalizam o papo, aos risos.

22h
Durante o banho, bem demorado, ela relembra vários momentos dos 10 anos de namoro. A caixa com as joias, os enfeites do cabelo, os sapatos e o vestido já está separada na escrivaninha. Mais uma repassada nas obrigações, uma ligação de boa noite para Fabio, o noivo, e a publicitária rola pela cama antes de pegar no sono.

Faltam 12 horas


8h
Mariana tinha planejado dormir até tarde, mas é acordada por mais telefonemas de familiares. Na campainha, um entregador de flores anuncia que chegou o grande dia. O presente foi enviado pelo primo da noiva, que será padrinho. Preocupada com os fornecedores, ela liga para a assessora perguntando se os espumantes foram entregues. Está tudo lá, perfeito.

12h
O último almoço com os pais é seguido de emoção. A mãe chora ao levar as caixas para o carro e logo é repreendida pelo marido. A próxima parada é o salão do hair stylist Paulo Persil, nos Jardins. O profissional é considerado o rei das noivas e Mariana relembra a escolha. “Cheguei com uma foto de penteado para mostrar a referência e era dele mesmo”. A mãe, a sogra, duas madrinhas e duas amigas acompanham o dia de beleza.

14h
Uma sala foi reservada para o atendimento, malas e vestidos pendurados no cabide esperam a produção final. A gerente segue uma programação e as sete, incluindo Mariana, intercalam entre a cadeira do cabeleireiro e do maquiador.

17h
A noiva está tranquila e pede um lanche antes de iniciar a sessão das fotos que vão para o álbum. Ela posa ao lado dos sapatos, do véu e mostra o nome das amigas “encalhadas” que a mãe bordou na barra do vestido. Sempre com o celular na mão, um alerta aparece na tela. “Será que eu caso?”, dizia a brincadeira feita pelo noivo.

A assessora chega ao salão para informar que tudo está correndo bem e traz uma surpresa: o buquê. Com os olhos cheios de lágrima, Mariana interrompe a maquiagem para ver as flores que todos comentam. Mas logo uma ligação acaba com o bom humor da publicitária. É o responsável pelo coral da cerimônia questionando o pagamento. Nervosa, ela repete diversas vezes que os comprovantes estão no carro e que ele podia prosseguir com o combinado, já que levaria o talão de cheques para a festa, caso fosse necessário. “Ele disse que se tocasse ‘Rebolation’ na hora que eu entrasse na igreja, eu saberia o motivo”, conta, indignada.

19h
Faltando uma hora para a cerimônia, na Paróquia São Luis, em São Paulo, a publicitária parece nem se importar com o trânsito que toma conta da cidade em uma noite de sexta-feira. Uma garrafa de champanhe chega para comemorar o fim da jornada. As madrinhas aparecem deslumbrantes e seguem para a igreja. O pai da noiva chega com o carro alugado e aguarda a finalização do cabelo. Três flores são aplicadas na trança e Mariana segue para a parte do vestido. Depois de pronta, ela continua tranquila, sem choro ou histeria ao longo de toda jornada.

20h
Os convidados já aguardam na igreja e o noivo, apreensivo, passa pelos bancos agradecendo a presença. Mariana dá algumas voltas no quarteirão e só para com o carro na Avenida Paulista, endereço da cerimônia, quando a assessora autoriza pelo telefone.

O casamento começou com quarenta minutos de atraso. Ao som da marcha nupcial, ela sorria enquanto observava se a decoração estava de acordo com o que foi combinado. A festa continuou na pista de dança até a manhã do dia seguinte. “Deu tudo certo. Finalmente vou descansar e curtir o meu marido”, desabafou, antes de seguir para as merecidas férias na Europa. 

 

 

GALJY Cerimonial e Eventos © Copyright 2012.|TODOS DIREITOS RESERVADOS| Feito porLaysa layout.